Um Conto Por Cais... Na Rota de Magalhães

Sobre o projeto
- Categoria: Teatro
- Ano: 2021
A 20 de setembro de 1519, Fernão de Magalhães partiu de Sanlúcar de Barrameda como capitão-mor da então chamada «armada da especiaria» que tinha por objetivo chegar às Molucas rumando para ocidente. Iniciava-se assim aquela que foi a mais extraordinária viagem marítima de todos os tempos. Nem Magalhães ou mesmo seus homens sabiam que a expedição mudaria o curso da história: eles seriam os primeiros a dar a volta ao mundo.
“Um conto por cais… na Rota de Magalhães” propõe percorrer parte do roteiro de viagem através da escuta de contos tradicionais oriundos dos diferentes portos onde a armada atracou. Esta herança cultural imaterial que faz parte de um imaginário coletivo comum, serve de mote para a performance apresentada.
No cenário, um mapa em grande formato para ajudar a visualizar o caminho; uma Contadora de Histórias, um Músico e uma Artista Plástica vão percorrendo parte da viagem, atracando num cais e contado um conto, ao som de instrumentos e melodias originárias dessas paragens e, simultaneamente, com momentos de ilustração imersiva através da projeção analógica em grande tela.
FICHA TÉCNICA
“ Um conto por Cais...na Rota de Magalhães” - Performance de Narração Oral com Acompanhamento Musical e ilustração imersiva
Conceção e Texto: Virgínia Millefiori
Sonoplastia e Arranjos Musicais: Hélder David Duarte
Ilustração Imersiva: Margarida Canastro
Direção e Interpretação: Projeto “Oxalá”: Hélder David Duarte, Margarida Canastro e Virgínia Millefiori
Apoio:
Associação Lamas Movediças
Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas
Museu de Santa Maria de Lamas
Agrupamento Vertical de Paços de Brandão
Camara Municipal de Santa Maria da Feira
Direção Regional da Cultura do Norte
Sindicato Dos Operários Corticeiros Do Norte
Basqueiral
Duração: 45 minutos
Público: Maiores de 5 anos